quinta-feira, 28 de julho de 2011

A rejeição ao "casamento gay"

        A última pesquisa divulgada no dia 28/07 pelo instituto Ibope Inteligência (clique aqui para ler a respeito), mostra que a expressiva fatia de 55% dos brasileiros são contrários à união civil homossexual, reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) este ano. Talvez o resultado desta pesquisa sirva de munição para o discurso de políticos, religiosos e personalidades contrários à união civil homossexual e, quiçá, a lei em trânsito no Congresso que pune a homofobia.
       

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Toda mulher é obrigada a ser mãe?

                  A historiadora francesa Elisabeth Badinter lançou um novo livro intitulado “O conflito: a mulher e a mãe”, da Editora Relógio D’água. Essa autora celebrizou-se principalmente pela sua obra “Um amor conquistado: o mito do amor materno”, onde mostrou o projeto rousseauniano de domesticação da mulher através da obrigação de ser mãe e amamentar, iniciado no século XVIII. Esse projeto representou para o então nascente capitalismo a possibilidade de obter um farto exército industrial de reserva pois, incentivando a maternidade e a amamentação automaticamente haveria o aumento demográfico.


segunda-feira, 4 de julho de 2011

A face conservadora de Campos dos Goytacazes revelada

A revista "Nossa UENF" traz em sua edição de junho/julho de 2011 uma matéria comentando o livro "Gênero, poder e tradição na terra do coronel e do lobisomem", que foi organizado pela Profª Drª Marinete dos Santos Silva. O livro traz as pesquisas realizadas pelos membros do ATEGEN tratando de diferentes temas comuns no cotidiano da cidade de Campos dos Goytacazes - a terra do Coronel e do Lobisomem. Os temas abordados nas pesquisas publicadas são: a homofobia, violência contra a mulher, a TFP (Tradição Família e Propriedade) e as estratégias de mulheres pobres para evitar a AIDS. 

A revista "Nossa UENF" pode ser consultada na página da UENF (www.uenf.br) ou clicando neste link: http://issuu.com/uenf2/docs/revista_nossa_uenf_-_junho_-_2011_web