terça-feira, 31 de julho de 2012

Útero a serviço da sociedade?


Por pressão das bancadas fundamentalistas, Brasil pode ter lei que reduz grávidas a objetos reprodutivos. É hora de barrar ameaça

Por Marília Moskcovitch, editora de Mulher Alternativa


Um mundo onde as mulheres férteis são corpos a serviço do Estado. Elas servem para gerar bebês, reproduzir a espécie. Seus corpos são assunto público. É dever delas e de toda a sociedade cuidar desses corpos, mantê-los em boas condições. Elas são um serviço. Atentar contra este serviço é crime: qualquer ameaça a sua integridade física é punida severamente, quer venha delas mesmas ou de outrem. Por isso, são confinadas em espaços ultra-seguros, numa rotina rígida que inclui todas as práticas que a medicina considera apropriadas antes, durante e depois de uma gravidez. A vida destas mulheres vale menos do que os óvulos ainda não fecundados em seus ovários, e menos ainda do que a existência da potencial pessoa, ainda em forma de feto enquanto estão grávidas.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Inscrições abertas para o curso de capacitação para professores


Já estão abertas as inscrições para o Curso de Capacitação em Gênero e Diversidade. Esse curso será ministrado pelos pesquisadores do Atelier de Estudos de Gêneros – ATEGEN (LESCE/CCH/UENF). Serão 5 encontros com carga horária total de 20 horas. Os encontros ocorrerão aos sábados das 9 às 12h na sala 205 do CCH/UENF nos dias 04/08, 11/08, 18/08, 25/08 e 01/09. Neste curso buscar-se-á fazer uma abordagem crítica sobre a temática do gênero e da diversidade na sociedade contemporânea e, sobretudo, no ambiente escolar. A abordagem da temática do gênero e diversidade será norteada pelas discussões acerca da cidadania e direitos humanos sob a perspectiva histórica e sociológica.

Serão oferecidas 30 vagas para o curso.

Atenção!

Em virtude do recesso escolar e visando possibilitar a um maior número de professores participarem do curso, as inscrições que iriam até o dia 01/08 foram prorrogadas até às 18h do dia 03/08 e serão realizadas exclusivamente pelo site.

Clique aqui para mais informações. 

Clique aqui para realizar sua inscrição.